sábado, 26 de janeiro de 2013

Alongar ou não antes do exercício?

Há um grande costume médico e de outros profissionais, até mesmo fisioterapeutas, que advertem que o alongamento antes do exercícios não deve ser ignorado, porém não há nenhuma evidência científica realmente sólida, que o alongamento tenha benefícios para o exercício.

Deve haver o cuidado de não confundir os conceitos de alongamento ou aquecimento. O alongamento é um movimento lento que busca a elasticidade máxima do músculo dentro do limite do corpo, enquanto o aquecimento é a repetição de exercícios. O aquecimento sim é uma prática de grande valia antes de determinados exercícios porque essa repetição de movimentos aumenta a circulação sanguínea, lubrifica as articulações, aumenta a temperatura corporal, melhora o desempenho e previni lesões. Estão incluídas como atividades de aquecimento: natação, ciclismo, saltos e corridas leves. Porém, existem atividades como a dança e ginástica que requerem uma boa flexibilidade, então é óbvio que essas pessoas são favorecidas se tiverem um programa de alongamento antes do treino.

E também se você sente que não é flexível, e sente dificuldade de realizar alguns movimentos inclua o alongamento no seu aquecimento, entretanto, se você tiver uma boa flexibilidade não use somente o alongamento como a única a atividade do seu aquecimento pois assim não haverá uma preparação do seu corpo, principalmente do sistema cardiovascular para uma atividade mais intensa.

Tem estudos que relatam que o alongamento antes do exercício pode até prejudicar o desempenho durante a atividade tornando o indivíduo mais lento e fraco, e com maiores riscos de sofrer lesões.

Conter uma boa flexibilidade é extremamente importante para qualquer indivíduo porém essa flexibilidade ela não vai ser adquirida com alguns poucos segundos de alongamento antes de alguma atividade física. Os exercícios de flexibilidade são mais proveitosos quando são feitos após a malhação ou no fim do dia.

 VOCÊ DECIDE!

Alguns alongamentos para fazer em casa:




     

Nenhum comentário:

Postar um comentário