segunda-feira, 13 de maio de 2013

Um pouco da fisioterapia neurofuncional

Para não falarem que eu só falo de Pilates e esqueço a fisioterapia em si, hoje vou falar um pouco da fisioterapia neurofuncional que eu também adoro.





A Fisioterapia neurofuncional é uma das áreas de atuação da fisioterapia que é caracterizada o estudo, diagnóstico e reabilitação de distúrbios neurológicos que envolvem as funções neuromotoras, atuando nas sequelas resultantes de danos ao Sistema Nervoso, principalmente das seguintes afecções:

- AVE (o antigo AVC);
- Traumatismo Raquimedulares (TRM); 
- Traumatismo CranioEncefálico; 
- Paralisia Facial; 
- Doença de Parkinson;
- Guillian Barré; 
- Esclerose Lateral Amiotrófica;
- Esclerose Múltipla; 
- Entre outras... 

As alterações motoras e sensoriais causadas por um dano neurológico interferem no desempenho de atividades da vida diária, laborais e de lazer impedindo que o indivíduo realize movimentos ou tenha sensibilidade de acordo com o tipo de trauma ou lesão. 

A fisioterapia neurofuncional proporcionar atividades ações para recuperação de funções, entre elas a coordenação motora, a força, o equilíbrio e a coordenação. Através de estímulos, por exemplo, estímulos físicos como tapping com gelo, diferentes texturas – superficie crespa, tecidos, gaze entre outras superfícies – estímulos elétricos através da terapia por correntes, etc.) 

A fisioterapia neurofuncional aos poucos irá recapacitar a função de forma total ou parcial, respeitando sempre a fisiologia da lesão e o paciente. 


Enfim, a fisioterapia já é linda... A neurofuncional então é belissíma. Cada avanço em pacientes neurológicos obtidos com a reabilitação é um passo para a recuperação da qualidade de vida do paciente, e esse é o nosso principal papel. É LINDOOO!

Nenhum comentário:

Postar um comentário